Empreendedorismo

      Comentários fechados em Empreendedorismo

EmpreendedorismoVamos falar hoje um pouco sobre empreendedores e empreendedorismo.

Hoje em dia fala-se muito de empreendedores e empreendedorismo, no entanto generalizou-se tanto e banalizou-se tanto que creio que corremos o risco dos verdadeiros empreendedores sejam completamente esquecidos! Hoje abre-se um café ou vende-se jornais e correctamente é-se um empreendedor (como deve ser). No entanto para o estado, banca e associações, etc. Os verdadeiros empreendedores são aqueles que fazem cursos superiores, cursos específicos sobre empreendedorismo e obrigatoriamente têm de começar a empresa num local próprio para start-Ups como um ninho de empresas ou um quaquer projecto com instalações em locais que normalmente nenhuma empresa “nova” seria capaz de pagar. Por tudo isto penso que o empreendedorismo foi tomado de assalto pelos políticos e barões das associações e os verdadeiros empreendedores, aqueles que começam por carolice e para poderem sobreviver, vão fazer aquilo que melhor sabem por conta própria, esses… os verdadeiros heróis da nossa economia, estão esquecidos.
Senhores Políticos, barões etc. não se essqueçam, o empreendedorismo não é apenas inovação!

Conceitos

O “Empreendedorismo” foi popularizado pelo economista Joseph Schumpeter, em 1945, como a base na sua teoria da Destruição criativa. Segundo Schumpeter, o empreendedor é alguém versátil, que possui as habilidades técnicas para saber produzir, e capitalista, que consegue reunir recursos financeiros, organizar as operações internas e realizar as vendas da sua empresa. Schumpeter chegou a escrever que a medida para uma sociedade ser considerada capitalista é saber se ela confia o seu processo económico ao homem de negócios privado.
Mais tarde, em 1967, com Kenneth E. Knight, e em 1970, com Peter Drucker, foi introduzido ao empreendedorismo a ideia da necessidade de arriscar em algum negócio para montar organização.
Uma das definições mais aceites hoje em dia é dada pelo estudioso Robert D. Hisrich, no seu livro “Empreendedorismo”. Segundo ele, empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando o tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação económica e pessoal.

Empreendedor é o termo utilizado para identificar o indivíduo que dá início a uma organização. Muitos, como Bill Gates, Mark Zuckerberg, Sean Parker, Steve Jobs, entre outros ficaram famosos por criarem organizações que realizaram inovações nos seus sectores. O empreendedor não é somente aquele que inova, vários deles também trabalham na criação de empresas em sectores tradicionais.

João Tiago Ogando
Empresário

Related posts:

Spread the love

Comments

comments