Web Marketing

      Comentários fechados em Web Marketing
Web Marketing

Web Marketing

O desenvolvimento empresarial está a mudar rapidamente e leva as empresas a adaptarem-se a um modelo relacional nas suas estratégias de marketing, sendo que aí entra a internet como o grande instrumento de comunicação.

O seu potencial não é só a comunicação e informação, mas funciona cada vez mais como um instrumento de venda.

Enumeram-se algumas vantagens da utilização da internet na estratégia de marketing:

1 – permite uma maior acessibilidade – comunicação 24h/dia, 7dias/semana, 365dias/ano;
melhora e possibilita a personalização na individualização das mensagens;
2 – cria uma enorme interatividade com os seus clientes e os que são potenciais. Isto, porque o receptor/cliente pode selecionar a informação e comunicar como melhor entender com o emissor/empresa;
3 – permite quantificar, avaliar de imediato e de forma viável o impacto da estratégia de comunicação com o mercado;
4 – o baixo custo associado a essa comunicação que se vai multiplicando uma vez que o número de utilizadores vai aumentando.
5 – Com tudo o que está descrito, muitas vezes as suas potencialidades não são totalmente aproveitadas, sobretudo quando estamos a falar na interacção com os consumidores.

Sumariamente, expõem-se alguns conceitos básicos e ferramentas que o Web marketing disponibiliza:

– web site – onde dinamizamos a estratégia de e-marketing da empresa:
site institucional: para apresentação da empresa e mostruário dos seus produtos ou serviços;
site comercial: venda directa dos produtos da empresa;
– microsite: Web site menor que serve de suporte à comunicação que se pretende transmitir.
– email – caixa de correio electrónico. Funciona como verdadeira carta electrónica e é um instrumento de comunicação directa que se envia a um ou vários destinatários.
– banner – área de imagem para atrair um visitante a determinado site. Importante para ajudar a definir os alvos da comunicação.
– motores de busca – site de pesquisa de informação na internet através de palavras-chave. Ajudam a publicitar e a comunicar.

Para uma empresa implementar o marketing na internet, necessita antes de tudo de identificar o público-alvo, isto é, os alvos da comunicação serem utilizadores da internet. A estratégia de marketing na internet deve estar em consonância com a estratégia de marketing definida na empresa, isto é: com o seu posicionamento, com os seus segmentos-alvo e coerência com acções de comunicação que a empresa efectua.

Como objectivos, deve criar um canal de vendas, dar a conhecer a empresa e produtos, potenciar a sua imagem e notoriedade, criar valor acrescentado aos seus clientes e no caso de pretender internacionalizar-se, deve ter uma forte presença na Web alargando a sua área de influência no negócio.

Deve também definir as acções que pretende realizar on-line, definir a forma de actualização dos conteúdos do site e ter aplicações que possam medir a sua performance on-line.

Related posts:

Spread the love

Comments

comments