Empreendedorismo feminino

Empreendedorismo feminino: Estados Unidos investem em talento português

Empreendedorismo feminino – Está de volta o programa que premeia as mulheres portuguesas empreendedoras. Este anúncio foi feito após se ficar a saber que Portugal ocupa o sexto país do mundo com mais mulheres empresárias. Os norte-americanos, através da sua embaixada em Portugal, acreditam que esta edição reunirá mais projetos e o mercado português “atrairá mais atenção internacional”. Nesta 2ª edição, surge o “prémio networking”, que dará oportunidade a algumas participantes de desenvolverem ações de networking nos EUA com empreendedoras e parceiros locais.

Estão reabertas as candidaturas para o programa inovador “Academy for Women Entrepreneurs” – AWE, que pretende apoiar as mulheres portuguesas no desenvolvimento das suas ideias empreendedoras. Depois de uma primeira edição com mais de 400 candidaturas, oriundas de 19 distritos de Portugal e com um financiamento total de 30 000 dólares americanos, o objetivo desta edição é reunir mais projetos, de diversas áreas, e aumentar o investimento em talento feminino nacional. A participação é gratuita e as inscrições estão abertas até 22 de junho (ver Programa em anexo).

Empreendedorismo femininoEsta iniciativa volta a surgir através da Embaixada dos Estados Unidos da América (EUA) em Portugal, em parceria com a Drive Impact e o Impact Hub Lisbon. Os resultados do Índice Mastercard de Mulheres Empreendedoras da Mastercard consagraram Portugal como o sexto país do mundo com mais mulheres empresárias (32,2%).

“As mulheres têm uma natureza geradora e multiplicadora. Sabemos que quando são empoderadas economicamente, reinvestem nas suas famílias e nas comunidades onde estão. Os estudos dizem-nos que em Portugal foram gerados 25 000 empregos e registadas mais de 2 000 startups em 2021. É um mercado altamente aliciante, que atrairá mais atenção internacional”, afirma Penny Rechkemmer, conselheira para a Diplomacia Pública na Embaixada dos EUA. “Através da AWE, queremos apoiar ainda mais projetos de empreendedorismo feminino em Portugal, contribuindo para a geração e multiplicação de oportunidades”.

Os sectores da moda e da sustentabilidade estiveram em destaque na primeira edição da AWE, com dois dos três projetos vencedores a receberem um prémio de 20 000 dólares.

“Este ano, surge uma novidade no programa: um prémio de networking nos Estados Unidos. A connect2global comparticipa com a oportunidade a alguns projetos selecionados de poderem viajar para os EUA para desenvolverem ações de networking com empreendedoras e parceiros locais” afirma Catarina Miguel Martins, diretora da Drive Impact, entidade implementadora do programa.

Este programa prevê ainda formação online, em sessões síncronas com a plataforma Dreambuilder (disponibilizada pela Arizona State University, Thrunderbird School of Global Management), com construção do plano de negócios, mentorias especializadas e talks inspiracionais e técnicas.

O anúncio dos projetos vencedores apoiados com investimento financeiro da Embaixada dos EUA está marcado para dezembro de 2022, numa cerimónia que inclui a apresentação ao vivo das empreendedoras participantes

Sobre o programa AWE:

A Academy for Women Entrepreneurs está presente em mais de 80 países, onde apoia o desenvolvimento de negócios pensados e geridos por mulheres. Ligado à rede global da AWE, as participantes passam a integrar a rede global Alumni, com acesso a especialistas e empreendedoras dos EUA e de outros países (Brasil, Espanha, Quénia, Filipinas e outros).

O programa segue os objetivos de Women’s Global Development and Prosperity, enquadrado no compromisso de empoderamento económico das mulheres.

Inscrições no programa: https://aweportugal.com/candidaturas-awe-2022/

Para obter mais informações contactar – Catarina Miguel Martins: catarina.miguel@driveimpact.pt; 912258145