O imposto sobre as despesas dos veículos com custo inferior a 25 mil euros deverá aumentar em 50% no próximo ano.
A versão preliminar do Orçamento do Estado para 2019 prevê um aumento das taxas de tributação autónoma das empresas, sobre veículos ligeiros, motos e motociclos, dependendo do custo de aquisição. Segundo o Jornal de Negócios, o aumento abrange todas as empresas e em alguns casos poderá chegar aos 50%.
Para as viaturas com um custo de aquisição inferior a 25 mil euros, as mais famosas nas empresas, a taxa nos custos e encargos vai subir de 10% para 15%. No caso das viaturas com custo igual ou superior a 35 mil euros, a taxa sobe de 35% para 37,5%, o que poderá representar um aumento de 50%.
Só escapam os veículos elétricos. O Governo tem prevista uma tributação mais baixa para os híbridos plug-in, que passará para menos de metade da atual.
A tributação autónoma incide sobre todas as despesas associadas a esses veículos: amortização, seguro, aluguer, combustível, gastos com portagens ou manutenção. Estes impostos são uma forma de penalização sobre determinadas despesas das empresas, cuja natureza pode estar em rendimentos não declarados.
Fonte: Dinheiro Vivo