A principal prioridade da Comissão Europeia é fazer com que a Europa volte a investir, a crescer e a criar emprego. É importante promover o empreendedorismo e ajudar todos os interessados a levar as suas ideias da fase de “laboratório” ao mercado.
Em Novembro de 2014, a Comissão Europeia lançou o Plano de Investimento para a Europa que visa eliminar os obstáculos ao investimento, dar visibilidade e prestar apoio técnico aos projetos de investimento. Visa também, utilizar de forma mais inteligente os recursos financeiros novos ou existentes. O Plano de Investimento já começou a produzir resultados concretos. 116 mil milhões de euros em novos investimentos mobilizados durante o primeiro ano de vigência do Plano.
Seguindo a mesma linha estratégica, a Representação da Comissão Europeia em Portugal tem vindo a desenvolver, nos últimos anos. O conceito “Bolsa do Empreendedorismo”.
A iniciativa pretende difundir informação sobre as iniciativas da União Europeia para a promoção de uma cultura empreendedora. Com o objetivo de fomentar o empreendedorismo qualificado através de uma forte componente formativa. As ações “Bolsa do Empreendedorismo” procuram envolver os diferentes agentes de inovação para dotar as equipas promotoras de projetos de conhecimentos técnicos em diferentes áreas. Tais como a proteção da propriedade intelectual, marketing, finanças para não financeiros e técnicas para persuadir investidores.
Entretanto, veja como foram as ações “Bolsa do Empreendedorismo 2016“