Novidades do WordPress 6.5

Novidades do WordPress 6.5

Novidades do WordPress 6.5

Assim como o WordPress 6.4, o WordPress 6.5 inclui vários recursos que podem transformar os sites WordPress sem grande esforço. com as quais podemos beneficiar de funcionalidades como blocos, fontes, estilos, padrões sincronizados, editor do site, temas clássicos e actualizações de performance.

A biblioteca de fontes

A biblioteca de fontes permite gerir um aspecto crucial dw um site: as fontes Podemos agora personalizar facilmente as fontes em todo o site, de acordo com as nossas necessidades.

Podemos instalar as Fontes do Google ou fontes locais e incorporar as coleções de tipografia desejadas.

Padrões sincronizados melhorados

Organizar padrões sincronizados com categorias

Os padrões sincronizados melhoram o processo de design do site. São uma ajuda para fazer alterações cruciais em layouts específicos sem grandes complicações.

Os padrões sincronizados permitem substituir o conteúdo, mantendo consistentes o design e o layout do site. Podemos selecionar qual o conteúdo que precisa de ser actualizado dentro do padrão sincronizado.

Curiosamente, podemos alterar o conteúdo de títulos, blocos de botões, imagens e parágrafos.

Os padrões sincronizados são úteis para depoimentos, estudos de caso, receitas, etc., onde o design permanece o mesmo, mas o conteúdo continua a mudar.

Blocos e campos personalizados

O WordPress 6.5 ajuda os utilizadores a ligarem os campos personalizados aos atributos principais do bloco. Isso significa que os utilizadores agora podem utilizar o valor de um campo personalizado e não precisam de criar blocos personalizados.

A API de vinculações de blocos permite que os developers liguem campos personalizados a blocos. Além disso, podemos ligar esses blocos centrais a qualquer conteúdo dinâmico quando necessário.

A API de interactividade

A API de interactividade é a versão actualizada do recurso lightbox para imagens. Através da API de interactividade, os developers podem criar experiências interactivas dentro dos blocos.

Os developers podem incluir outros recursos interessantes, como mostrar novos comentários ou procurar nos resultados da pesquisa.

Como resultado, os visitantes podem interagir com o conteúdo em tempo real e melhorar as suas experiências.

Revisões de estilos

As revisões de estilos permitem que os developers monitorizem o trabalho de maneira adequada. Ao trabalhar num novo conceito ou design, oferecem uma imagem clara aos developers do trabalho em curso com actualizações, como carimbos de data e hora, resumos rápidos e uma lista das revisões feitas.

Os developers podem ver as revisões através do Livro de estilos para monitorizarem as alterações não mostradas no modelo em que estão a trabalhar.

Temas Clássicos

O WordPress 6.5 ajuda os developers a adicionarem novas opções de design aos temas clássicos sem depender do theme.json.

Assim, designers e criadores de sites podem aceder a diversas opções de design através de temas de classe, como espaçamento, controles de borda, tipografia e opções de cores.

Ferramentas de projeto

O WordPress 6.5 oferece várias melhorias para ajudar a aprimorar a experiência de design, incluindo:
As imagens de fundo para blocos de grupo recebem suporte de tamanho e repetição para que os utilizadores possam incorporar elementos visuais nos seus layouts.
Os utilizadores podem beneficiar do suporte à proporção de aspecto para o bloco Cover. Consequentemente, podem gerir a forma e o tamanho das imagens do bloco de capa.
O suporte Shadow permite que os developers adicionem mais blocos ao criar layouts com profundidade visual.

Actualizações do Editor do Site

As actualizações do Editor do Site permitem que os developers simplifiquem os fluxos de trabalho. Podemos simplificar o desenvolvimento web com vários recursos do Editor de Site.

Podemos renomear cada bloco na visualização de lista sem complicações. Podemos também organizar padrões individuais duplicando-os ou renomeando-os.

As actualizações do Editor do Site também incluem melhorias impressionantes na interface do utilizador. Por exemplo, os utilizadores podem clicar rapidamente com o botão direito na visualização de lista para adicionar acessos às configurações de bloqueio.

Da mesma forma, podemos utilizar configurações consolidadas no painel de preferências do Editor para ajustar as preferências. Quando estamos no modo Distração Livre, podemos utlizar a barra de ferramentas do bloco ao passar o mouse.

Podemos também criar e gerir links em blocos diferentes para melhorar a experiência de construção de links.

Visualizações de dados no Editor do site

O WordPress 6.5 consiste em visualizações de dados para padrões, modelos, páginas e partes de modelos que ajudam a otimizar a experiência de edição do site.

Além disso, podemos visualizar os dados numa grelha ou tabela. Ao fazer alterações em massa, podemos utilizar uma nova IU para alternar os campos.

Experiência de plugins

Podemos gerir plugins que são dependentes de outros plugins. Os autores de plugins podem listar os plugins necessários nas configurações de seus plugins.

Ao instalar esses plugins, eles utilizarão primeiro os links para instalar e ativar os plugins necessários. Portanto, os plugins necessários devem permanecer ativos e instalados enquanto os plugins que precisam deles estiverem ativos e instalados.

Se o plugin necessário for desativado, os plugins que o exigem serão desativados.

Actualizações de desempenho

No WordPress 6.5, estão disponíveis mais de 110 actualizações relacionadas com o desempenho. Por exemplo, Post Editor e o Editor do Site carregam mais rápido que o Post Editor e o Editor do Site no WordPress 6.4.

Os utilizadores podem experimentar uma velocidade de processamento de entrada mais rápida ao utilizarem a versão mais recente do WordPress. Além disso, podem navegar facilmente pelo Editor do Site seis vezes mais rápido do que no WordPress 6.4.

Acessibilidade melhorada

Os utilizadores podem usar mais de 60 actualizações para aproveitar a acessibilidade como nunca antes. Com essas actualizações de acessibilidade, podemos corrigir vários problemas, como o foco do cursor, posicionamento dos elementos, configurações de contraste, etc.

E posto isto, se ainda não acyualizaram o WordPress, façam um backup do vosso site primeiro e depois é só fazer o update!