O Novo Paradigma do TeleTrabalho

O Novo Paradigma do TeleTrabalho

Hoje deverá haver alguns milhares de pessoas em Teletrabalho, apenas em Portugal. Há um mês atrás não haveria nem 10% dessas mesmas pessoas em Teletrabalho.

O COVID-19 veio trazer (impor) a necessidade de se recorrer ao Teletrabalho para que tudo se resolva pelo melhor e esta Pandemia passe.

A definição de teletrabalho no Código do Trabalho é: “a prestação laboral realizada com subordinação jurídica, habitualmente fora da empresa do empregador, e através do recurso a tecnologias de informação e de comunicação”.

Mas afinal por que é que não havia mais pessoas em TeleTrabalho?

O Primeiro motivo pelo que me apercebo pelo que leio, é porque os patrões acham que as pessoas produzem menos em TeleTrabalho.

Depois o TeleTrabalho pressupõe que haja um acordo escrito entre a entidade empregadora e o empregado, no qual terá de ficar definido, o local de trabalho, horário, equipamentos a utilizar, bem como quem é o responsável pela instalação e manutenção dos equipamentos de trabalho e pelo pagamento das despesas de consumo e utilização dos mesmos. Burocracia que agora foi rapidamente evitada!

Há também quem diga (e principalmente os ideólogos de esquerda) que em TeleTrabalho, o empregado fica limitado quanto à progressão na carreira por não estar presente no escritório.

Há também o caso das chefias intermédias que receiam o TeleTrabalho pois se este for bem sucedido poderá esvaziar o papel dessas mesmas chefias intermédias que muitas vezes não fazem mais do que reencaminhar trabalho de cima para baixo e assinar um relatório que vem de baixo para cima!

Mas para já estamos todos em TeleTrabalho e ao que parece está tudo a correr bem. Sei de casos de empresas que enviaram computadores, e sei de casos em que as pessoas usam os seus próprios computadores!

Quanto ao Futuro; penso que quando tudo isto terminar vai haver muitas pessoas que preferirão continuar em TeleTrabalho, mas a grande questão é que os patrões vão fazer contas (que já estão a fazer) e vão ver os consumos de Electricidade, Água, Consumíveis, Limpeza, etc a baixarem e quando se aperceberem que se se organizarem as empresas de modo a que 50% esteja em TeleTrabalho, então vão ver que podem reduzir o tamanho das instalações e que tudo somado vai fazer com que a empresa reduza os seus custos!

Estão os Portugueses preparados para isto?
Vamos aguardar pela cura e Ver.

Please follow and like us:
RSS
EMAIL
TWITTER
Visit Us
Follow Me
YOUTUBE
LINKEDIN
Share

Comments

comments

gp

Next Post

Covid-19 em Portugal - Dados DGS

Ter Mar 24 , 2020
Estatísticas Acompanhamento de casos de COVID-19 em Portugal. Informação actualizada pela DGS diáriamente pelas 11 horas da manhã. Fonte: https://covid19estamoson.gov.pt/estatisticas/ Please follow and like us: Related posts: Programa Adaptar Medidas Iniciais - Covid 19 Comments comments
Covid-19 em Portugal

You May Like

Ajude-nos a divulgar o gerir pequeno!